Conforto acústico
Nos grandes centros urbanos, a poluição sonora é hoje um dos problemas que afetam a qualidade de vida dos cidadãos. Esteja você acordado ou dormindo, em casa ou no trabalho, nas ruas, em escolas, feiras ou estádios esportivos, o ruído está em todo lugar e presente a qualquer horário do dia.
Ao projetar uma construção ou espaço, os materiais e revestimentos escolhidos devem levar em consideração as necessidades dos ocupantes, assim como, os fatores externos e arquitetônicos: o programa da construção, hábitos culturais, tipos de ruído, espectro de ruído, sistemas de construção e materiais.
Em casa, por exemplo, somos expostos à diversas fontes de sons e a absorção ou reflexão das vibrações sonoras dependem muito dos materiais que compõem o ambiente e da geometria de layout adotada. Se a superfície interna reflete um som muito bom, um efeito de eco se forma e gera desconforto. Se o som estiver muito absorvido, perde-se a sensação de espaço.
Para absorver o som e reduzir os ruídos de fundo, invista tanto em materiais acústicos com estruturas fibrosas ou perfuradas de fibra de madeira, lã de rocha, lã de vidro, fibras sintéticas quanto em materiais ressonantes sólidos que possuem perfuração padrão a fim de absorver o som perto da frequência da ressonância.
Já para amenizar os reflexos sonoros o ideal é fazer o uso de painéis acústicos de parede e forro, como também, de vidros acústicos que diminuem a transmissão de som e não comprometem a estética e transparência e selante à prova de som.