Blog

HomeDesignComo combinar cores na decoração e utilizar delas para o seu bem-estar?

Como combinar cores na decoração e utilizar delas para o seu bem-estar?

Quando optamos por usar uma cor ou a combinações de tons, geralmente é por conta da preferência que temos por uma ou outra cor em específico. Mas o legal é que, quando combinamos as cores certas, podemos receber ou emitir mensagens, valores e sentimentos específicos ao subconsciente das pessoas.

Na hora de decorar os espaços da sua casa ou trabalho, é possível utilizar o círculo cromático para escolher e combinar as cores das paredes, teto, piso, móveis e objetos de design.

O círculo cromático é uma ferramenta que auxilia na composição de cores do ambiente e para usá-lo corretamente é importante entender as “leis de harmonização”, que nada mais são que as relações entre cores do círculo.

O círculo é composto por 12 cores classificadas em primárias (azul, vermelho e amarelo), secundárias (laranja, verde e roxo), terciárias(cores que resultam da mistura de cores primárias com secundárias) e as cores neutras (branco, bege, cinza, preto e marrom).

As principais relações entre as cores são:

Cores complementares: Possuem mais contraste entre si e estão em posições opostas no círculo cromático. O ideal é que uma cor domine o ambiente e depois detalhes na cor oposta apareçam no espaço.

Cores análogas: Estão lado a lado no círculo cromático. Na decoração, é possível adotar tonalidades semelhantes para criar uma unidade ou intercalar com tons neutros, como bege, branco e preto. Ideal para compor um ambiente aconchegante, essa paleta traz cores que se posicionam ao lado da cor selecionada.

Complementares decompostas: Combinação entre três cores equidistantes que formam um triângulo. Aposte em uma tonalidade dominante e as outras duas mais pontuais em objetos ou móveis para acertar.

POSTAR UM COMENTÁRIO